15
abr
08

Romário se aposenta

Agora é oficial. No lançamento do DVD dos principais gols de sua carreira nesta segunda-feira, em um restaurante na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, Romário anunciou o fim da carreira. Aos 42 anos, o Baixinho quer agora apenas curtir a vida com os filhos e os amigos.

Oficialmente não jogo mais. Parei. Minha fase passou. Tenho consciência de que tudo foi muito divertido.

Um dos maiores atacantes da história do futebol, Romário encerra a carreira pouco menos de um ano após marcar seu milésimo gol. A última vez que entrou em campo foi contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro, em São Januário, quando o Vasco perdeu por 2 a 1. O último gol foi o de número 1.002 da carreira, em 9 de junho de 2007, contra o Grêmio, também em São Januário.

O Baixinho pensa fazer ainda um jogo de despedida no Maracanã. Mas deveria ser algo bem organizado, em grande estilo, em conjunto com a CBF e os três clubes que defendeu no Rio de Janeiro.

Não pensei em nada. Mas se alguém fizer uma proposta de um jogo em que eu vestisse a camisa da seleção brasileira e também uma outra que montasse os três clubes que defendi no Rio, Vasco, Flamengo e Fluminense seria muito bem vindo. Mas tem que fazer bem feito, chamar todos os meus amigos, jogadores que atuei lá fora e tal.

Quatro quilos mais pesado em relação ao ano passado e sem propostas para seguir a carreira, o Baixinho admitiu que não havia mais ânimo para seguir a carreira.

Pensei, repensei e decidi parar. Depois de seis meses sem jogar, era difícil voltar para jogos oficiais. É hora de dizer ‘Parei’.

Aos 42 anos, Romário disse ainda que não tem nenhum interesse em retomar a curta carreira de treinador. Ricardo Teixeira, presidente da CBF, disse durante o evento que conta com Romário para a organização da Copa do Mundo de 2014.

É difícil dizer no que eu poderia ajudar. Primeiro preciso saber o que ele quer que eu faça. Mas é legal saber que ele está pensando em mim. Já arrumei um trabalho!.

Nos últimos meses, Romário não pôde entrar em campo. Primeiro, foi suspenso por doping por uso de finasterida. Depois, se desentendeu com Eurico Miranda e deixou o Vasco, onde vinha atuando também como treinador. Em 14 de fevereiro, foi absolvido pelo STJD, mas continuou sem jogar. Estava preso ao Vasco, com quem tinha contrato até 31 de março. Nas últimas semanas, participou de algumas peladas no Caribe.

Carreira marcada por sucesso e polêmicas

Romário começou a carreira profissional em 1985, ao ser promovido dos juniores do Vasco pelo técnico Antônio Lopes. Sua média de gols já impressionou nos primeiros anos, tanto que foi artilheiro do Carioca em 1986 e 1987.

Fez sucesso no exterior pelo PSV Eindhoven e pelo Barcelona e voltou ao Brasil, onde defendeu Flamengo, Fluminense e novamente o Vasco. Fora do país, ainda jogou por Valencia-ESP, Al Sadd-EAU, Miami-EUA e Adelaide United-AUS.

Marcou época na seleção brasileira principalmente por ter sido o destaque do tetracampeonato, em 1994. Graças às suas atuações na Copa dos Estados Unidos, foi eleito o melhor jogador do mundo em votação da Fifa.

Foi também ao Mundial de 1990, sem destaque, e ficou fora das edições de 1998, cortado por lesão, e de 2002, preterido pelo técnico Luiz Felipe Scolari. Com a amarelinha, ainda conquistou a Copa América (em 1989 e 1997) e a Copa das Confederações (1997).

Nos últimos anos de carreira, Romário recebeu críticas que apontavam sua decadência e pediam a aposentadoria. No entanto, ainda conseguiu ser artilheiro do Brasileirão por duas vezes, em 2001, quando foi campeão com o Vasco, e 2005, neste com 39 anos.

Anúncios

3 Responses to “Romário se aposenta”


  1. 1 Dudu
    15 de abril de 2008 às 10:05 am

    Um cara que perdeu duas chances pra fechar sua carreira com chave de ouro: a artilharia em 2005 e depois com os mil gols. Aí terminou assim, esquecido.

  2. 15 de abril de 2008 às 11:07 am

    assino em baixo oq o dudu disse…

  3. 15 de abril de 2008 às 11:18 am

    eu também. seria mais interessante ele ter terminado a carreira qdo chegou aos 1000.

    Mas sabe como é né?
    Principalmente se falando em romário!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


abril 2008
S T Q Q S S D
« mar   maio »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Categorias

RSS Flamengo no GloboEsporte.com

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Indicamos

Acessos desde 10/2007

  • 455,895 flamenguistas

Visitantes Agora

web stats

Aniversário do Blog

Preço do Blog


My blog is worth $9,032.64.
How much is your blog worth?


%d blogueiros gostam disto: